sábado, 22 de março de 2008

It's a sin

Eu nunca fui muito dada a pecados. Bem, talvez um me tire do sério... mas vou-me controlando. Agora estou aqui, sendo conscientemente invadida pela preguiça de férias. Eu detesto preguiça, abomino ver-me ao espelho e sentir-me preguiçosa. Não combina comigo. Estraga a imagem de Speedy Gonzales que fui construindo ao longo dos anos. Só tolero a minha preguiça quando me espreguiço de manhã e espero pelo teu beijo. Toda a outra preguiça é nefasta, insidiosa e, o que é preocupante, com tendência para aumentar. Sozinha preciso honrar a minha veia workaholic e ter tudo pronto, estupidamente feito antes de tempo. Estou a falhar. Preguiça a dois tolero. Conduz-me a outros pecados deliciosamente apetecíveis. Preguiça a sós é insuportável.
Não há pastilhas para aumentar a vontade de trabalhar? Há pastilhas para deixar de fumar, ter mais apetite sexual, ter menos apetite à mesa, pastilhas para dormir, para andar feliz.... haverá alguma alma caridosa que se lembre de pastilhas que combatam este pecado? Se houver, estará na China ou no Japão. Na China, dorme-se no local de trabalho para acordar e trabalhar de imediato (viu uma amiga minha na TV, juro) e no Japão é a empresa que marca as férias, senão eles não sabem o que fazer com o ócio. Devem congeminar um comprimidozinho para me fazer voltar ao estado normal... não?
Será que estou a humanizar-me? Será bom? Estarei a ganhar consciência de que o trabalho me escraviza? Esta preguiça adormece-me o corpo e entorpece-me a alma. Álvaro de Campos precisava de "verdade e de aspirina". Eu como me constipo pouco, contento-me com entusiasmo e Red Bull. Talvez também deva rezar umas Avé Marias, para ver se me perdoam o deslize.

3 comentários:

manhã disse...

abrandar, reflectir, contemplar, eis verbos que nada t~em a ver com preguiça mas que do ponto de vista da acção física e material estão longe do fazer. Fazer nem sempre é o melhor trabalho.bjos
A proósito acabei por não ir ver a Piaf, a Lua comoveu-me mas o frio demoveu-me.Bjos e Boa Páscoa.

manhã disse...

rectificação no têm

Cassandra disse...

Tens sempre tanta razão. Mas o meu "fazer" está sempre repleto de acção física. Está-me nos genes. Boa Páscoa para ti tb, minha amiga. Deixaste passar a lua de ontem. Hoje, atira-te aos ovos de chocolate.