quarta-feira, 1 de julho de 2009

The new Socrates

Lia no Público online que o nosso primeiro-ministro vai recorrer aos marketers milagreiros do Obama que conseguiram a sua eleição. Muito bem. É uma cartada forte com muitos aspectos contra. Senão, vejamos: o nosso pinoquiozinho ainda não é mulato, embora se continuar a partir pernas na neve, pode sempre ganhar uma melanina extra por causa do gelo.
Não há como considerá-lo uma "minoria". Logo, o povo não precisa mostrar que é tolerante, respeitador dos direitos dos oprimidos e eticamente correcto. O senhor pode sempre optar por fingir que saiu do armário mas, nesse caso, num país sexualmente reprimido como Portugal, terá garantido o fim da sua carreira política (a não ser que se candidate a PABBA - Presidente da Associação de Bares do Bairro Alto).
Portugal não tem um passado de feridas profundas, de desrespeito pelos mulatinhos. Isso foi lá nas colónias e quem ficou por cá não quer assumir as responsabilidades do que falhou no nosso passado colonial.
Os americanos que votaram no Obama, fizeram-no porque queriam mudar. Queriam muito mudar. O facto de ter sido um negro a fazer essa mudança é apenas sinónimo de que o país evoluiu e que as novas gerações responderam de forma correcta, respeitando os princípios base da constituição. O Obama tinha muita coisa a seu favor - parece honesto quanto às suas opções de vida, é dono de uma retórica poderosa e de um charme arrasador, não precisou de adulterar os resultados obtidos em Harvard e sabe perfeitamente do que fala nos seus discursos (porque discute o conteúdo dos mesmos). Ora, para quem ainda não fez a comparação - difícil, ui, mas necessária - o nosso primeiro é tudo menos claro, o charme é comprado na Armani, a sua retórica começa sempre por respostas desviantes a perguntas difíceis (Repare...Escute... Repare), é incapaz de falar sem muitos papelinhos e... será que preciso mencionar o curso superior???
O gajo ainda acha que uma máquina de marketing me vai convencer a comprar o chocolate que eu sei ser amargo? Para além disso, não estamos em crise? Quanto nos vai custar esta merda?????????????????????????????????

2 comentários:

J. Maldonado disse...

O nosso PM nesta actual fase não comove nem convence ninguém, com ou sem marketing político. :)

via disse...

tens razão, há uma escola política em Sócrates que mistura a esperteza saloia com a determinação, mas apesar de tudo, há uma determinação que é marca dos bons políticos.