quinta-feira, 25 de junho de 2009

That little thing under the C

Custa-me entender, nos mecanismos da acção e crescimento humanos, como é possível que alguém informado, supostamente culto, com um doutoramento em História, se não estou em erro, insista em escrever o "c" como "Ç" antes de E ou I - "Hoje almoçei em casa; vaça você isso; não estudei françês;".
Poucas coisas me causam urticárias repentinas. Os erros ortográficos são uma delas. Compreendo alguns erros, menos óbvios, de palavras que surgem ocasionalmente, indevidamente influenciadas por qualquer bordão linguístico ou como manifestação de um regionalismo. Agora a cedilha no C antes dos I e dos Es?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Não percebo, não aceito, não tolero e acho uma falta de educação que alguém que tenha estudado mais que o 9º ano (não incluo as Novas Oportunidades, apesar das supostas vantagens) se esqueça das regras básicas de ortografia. Deviam pagar multas! Um dia destes, esqueço-me de uma outra convenção como o código da estrada e estaciono em cima de tudo o que é passadeira e ai, AI de quem me multe!

1 comentário:

J. Maldonado disse...

Curiosamente é um erro ortográfico que já se está a banalizar demasiado, inclusive nos Media, pois já o vi escarrapachado em notas de rodapé de telejornais. No dia-a-dia então já nem se fala! :(