domingo, 20 de junho de 2010

Portuguese priorities

Eu - Tens que pôr a miúda no colégio. É para lá que vão todas as amigas e o espaço até é bom.

Pai - Vai bem para M... Está perto da mãe e ela pode vigiá-la.

(Ténis da Timberland - 130 euros. Calças da Replay - 140)

Eu - A mãe vai ter tanto tempo como tu para a vigiar e se a colocasse numa escola com menos droga e maior supervisão não precisava preocupar-se.

Pai-É fácil falar mas já viste o que se gasta? Se fosses tu a gastar 300 euros por mês estavas mas era caladinha!

(Dois carros na garagem - BMW - carrinha e desportivo branco - não percebo nada de modelos. Só sei que são caros e a gasóleo)


Eu - É só no 5º e no 6º. Até ao nono é grátis. A miúda teve as melhores notas da turma, vocês deviam procurar um espaço que assegurasse uma educação capaz e menos variáveis preocupantes, como o facto de ela só ter amigos rapazes que trabalham muito pouco. Já nem falo da droga....

Pai - Vai para M... e vai muito bem!

Eu - tu nem gastas nada para ir para o trabalho. Vais a pé. Se gastasses o que eu gasto em combustível.

Pai - Não interessa. É muito caro. Se podemos pô-la numa escola em que não se paga nada, não vamos gastar só para nos armarmos em ricos...

Eu - (Fiquei sem palavras).

(fim-de-semana - vão de BMW, a acelerar até Évora, enfartar as barrigas no Fialho e gastar 150 Euros no almoço).

Moral da conversa: 1 - a educação não cai bem no estômago.
2 - diz-me o que vestes, digo-te qual a licenciatura que tiraste.
3 - Um aluno bom supera quaisquer variáveis.
4 - Antes um BMW na garagem do que um canudo invisível.

2 comentários:

J. Maldonado disse...

Concordo em absoluto contigo.
Nós somos um povo que prima pela ostentação e com uma gritante falta de realismo. Além disso, na nossa sociedade existe o culto do ter em detrimento do ser, sendo uma prova disso esta notícia:

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/familias-crise-sobreendividamento-dividas-despesas-alimentacao/1169521-1730.html

Cassandra disse...

Maldonado:
Infelizmente tens tanta razão... Pobreza de espírito esta a nossa.