domingo, 27 de junho de 2010

Assessment

Hoje recebi um mail daqueles em cadeia. Típico. Parecem as tribos africanas mas sem o factor identidade a uni-los. Juntos somos uma força. Sozinhos não valemos nada. O problema é que é motivado por pobreza de espírito e também por um espírito mesquinho. Parte do texto incluía isto:

Lembra-se que a aplicação para denúncia implica que o candidato deva identificar colegas do respectivo grupo de recrutamento que tenham sido beneficiados e que o tenham ultrapassado por esse motivo, o que é fácil fazer, pois à frente do nome desses candidatos vem um asterisco. Aliás, a identificação de candidatos(s) é condição para o campo de texto livre abrir.

Assim, é só pegar em alguém (de preferência em vários candidatos) que esteja à frente do reclamante, mas com menos de um valor de diferença. É que o asterisco só diz que o candidato teve bonificação, mas não esclarece se foi de 1 ou 2 valores, ou seja, por efeito de Muito bom ou Excelente.
Pede-se então, que os professores enumerem os poucos "beneficiados" que os "ultrapassaram". Que se aponte o dedo aos culpados. Por acaso já estão identificados... curioso. Pede-se que se queimem vários candidatos na fogueira. Pede-se que se lute pela mesma situação em que sempre estivemos. A estagnação.
O que é engraçado é que esta colega que me enviou o mail não deve fazer a mínima ideia que eu sou uma daquelas que tem asterisco. Durante anos vi gente passar-me à frente não por razões de competência, não por mérito, nem por terem tido um desempenho académico superior. Algumas por sorte, outras porque são boas "licking someone else's boots" para ganharem mais umas horinhas. Quando surge uma oportunidade para avaliar o meu desempenho - correndo vários riscos de tal acontecer de forma injusta, dado que o sistema está longe de ser perfeito - agarrei-a imediatamente. Agora, que subi bastante, os restantes indignam-se e reclamam injustiça. Muita gente deixou-se ficar, outros não quiseram saber, outros tiveram medo. Agora, enviam mails com correntezinhas pobretanas, apelando ao sentido de invejazinha medíocre. Lixem o pessoal dos asteriscos porque eles subiram por alguma ilegalidade. Não se podem quebrar a estagnação totalitária. Longe da função pública se sujeitar a diferenciar o trigo do joio. Assim, no marasmo da indiferença é que as coisas se devem manter.
Olhem, pois eu, como gaja de ASTERISCO que sou, grito bem alto "Fuck that! Eu não quero ser igual a todos os outros. Eu quero ser melhor. Tenho dito.

2 comentários:

via disse...

oi, a verdade é que quem subiu está contente mas quem desceu...muitos porque se recusaram a ser avaliados. tens razão é preciso avaliar, mas tantas injustiças se cometeram que não sei se o trigo está assim tão separado do joio. são anos de transição, um dia daqui a uns tempos esta avaliação há-de ser normal e acabaram-se as indefinições.(é necessário estabelecer melhor os critérios da avaliação)bjo

Cassandra disse...

Tens muita razão. Muita. Houve muitas injustiças. Todavia, passar um atestado de ilegalidade em todos aqueles que procuram ver o seu trabalho reconhecido não me parece ser motivo único para todas estas recolhas de assinaturas... Beijo.