terça-feira, 29 de setembro de 2009

Democratic people

A política, para mim (que sou uma ignorante na matéria) é feita por um grupo de pessoas com o intuito de servir um grupo gigantesco de pessoas. Quando falo de política a sério, falo de democracia. É sempre mais complexo governar quando o povo é inteligente. É exigível que se saiba dialogar.
Eu tenho ideologias mas são tão variadas que nem sempre me identifico com um só partido. Voto nas pessoas, não consigo achar que um partido me satisfaz plenamente. Tenho alguma dificuldade em compreender como tantos portugueses acreditam no Eng. José Sócrates. Não confundamos a cor ou a facção com as pessoas. É o "Engenheiro" que não me inspira o mínimo de confiança. Os seus comportamentos, atitudes e medidas devem partir, quero acreditar, de uma visão liberal honesta e vincada. Todavia, a forma como são implementadas, a forma como o resultado das mesmas é condicionado para que seja um êxito retumbante contra toda e qualquer conjuntura (antes de poder ser analisado, corrigido e poder ser, de facto, um êxito verdadeiramente retumbante) faz-me pensar apenas em demagogia e sede de poder. A forma como se preocupa tanto com a sua imagem e o seu êxito pessoal, independentemente do modelo que passa para os jovens eleitores, chega a causar-me vómitos... A alternativa é bem pior, confesso. Gostaria de ter a certeza que a esquerda não se está a tornar numa oligarquia não só insensível às críticas inteligentes mas também sedenta por, demagogicamente, seduzir um povo cada vez mais ignorante. Há quem valha a pena. Infelizmente, as máquinas partidárias são assim mesmo. Como os adolescentes em idade parva. Tens que andar com os betos, caso contrário, és um cromo e ninguém te garante a reforma numa empresa rentável que já pertenceu ao Estado.

2 comentários:

J. Maldonado disse...

1. A política moderna é ideológica e transcende os políticos.

2. Nestas eleições optou-se pelo mal menor...
Contudo, só lamento a ascensão do Paulinho das feiras, cujo partido é do mais reaça que há depois do PNR...

3. Oxalá que no quadro político actual a oposição tenho o bom senso suficiente de não obstaculizar por mera pirraça, senão o país tornar-se-á ingovernável nos próximos anos...

Cassandra disse...

Não sei se a maioria das pessoas vai pela ideologia, mas enfim. Each one has its own view.