quinta-feira, 12 de março de 2009

Shoot

Este título remete-me para dois acontecimentos que marcaram a semana. Igualmente marcantes. Os dois na Alemanha. Primeiro não posso deixar de referir o massacre que tirou a vida a adolescentes, professores e transeuntes descuidados, levado a cabo por um adolescente de mal com a vida. Quero deixar aqui um apelo a todos os meus ex-alunos que foram alvo de bullying, sofreram de solidão escolar ou foram humilhados por colegas e alguns professores. Primeiro: sempre gostei muito de todos vocês, ok? As miúdas que troçaram das vossas borbulhas faciais, que mais pareciam erupções vulcânicas, vão ficar gordas e acomodadas, provavelmente vão engravidar cedo e levar tareia do mesmo aluno que vos empurrou contra os cacifos, com muito jeito para os desportos violentos, precoce nos pêlos púbicos e biceps mas atrofiado na compreensão escrita e oral. Vocês terão um futuro bom quando descobrirem que podem ser menos geeks e até tipos interessantes. Às vezes é preciso passar por uns tormentos para perceber isso. Agora, pegar na caçadeira do avô e matar profs e colegas como se de perdizes se tratassem já é outra conversa, sim? O que para vocês é uma simples "payback" só tem uma saída e vocês não ficam bem numa fotografia com os miolos espalhados pelo alcatrão. Para os pais de adolescentes silenciosos, aparentemente nada problemáticos, que recebem poucos SMSs e não têm vontade de sair ao fim-de-semana porque os jogos de matança on-line lhes dão uma adrenalina maior que as teenagers bêbedas no Bairro Alto... comecem a indagar sobre o que se passa no eventual círculo de amigos dos vossos filhos. Mas sempre com jeitinho.
O outro acontecimento marcante são os 7 tiros que o Sporting levou do Bayern de Munique que, a juntar aos cinco secos em Alvalade, perfaz a módica soma de 12. Se o Sporting queria fazer história, conseguiu. Com doze chumbos no lombo não há forma de sobreviver.

2 comentários:

J. Maldonado disse...

Realmente esse massacre vem demonstrar que vivemos numa sociedade neurótica. E não vale a pena atribuirmos a culpa às armas ou aos videojogos, pois é uma resposta demasiado simplista que não esclarece nada.
O problema está na cultura facilitista que existe na actual sociedade, a qual faz com que se esforce o menos possível para se resolver os problemas mediatos e que se seja empurrado para soluções imediatas radicais.
Quanto ao Sporting não vi o jogo nem comento, pois não aprecio futebol. Acho que nesse campo tu deves ser mais homem do que eu... :))

Cassandra disse...

Maldonado:

o culto do individualismo é tão característico desta sociedade que até a época das nossas vidas em que o nosso umbigo é o centro do mundo - adolescência - passou a ser fundamentalista. O problema está em sermos capazes de olhar para o outro. O ninguém deve ter olhado para este puto.
Quanto ao futebol, é defeito de fabrico. Para além disso, as paixões não se explicam:)