quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Two days

Dar a semana toda de férias aos professores foi, há anos, considerado uma heresia. O facto de muito professores aproveitarem para corrigirem dezenas, quase uma centena, de testes é apenas um pormenor. As associações de pais saltaram em cima do ministério e a opinião pública achou que sim, muito bem. Andam para aí esses calões que não fazem nada. Têm mais é que ir trabalhar e tomar conta dos nossos meninos. Compreendo. Sem babysitters profissionais, como fariam muitos pais? Adoro passar tempo produtivo com adolescentes educados e cheios, deixem-me reiterar, CHEIOS de vontade de trabalhar e de alargar horizontes. Até porque depois de 5 dias de folia, vem tudo mais que motivado para DOIS dias de trabalho. Aliás, depois de quase dois meses para prepararem uma apresentação oral de 7 minutos, a pares, e depois de terem as férias para o fazer, dos 3 grupos agendados para hoje... ninguém tinha preparado a apresentação! Eu, claro, tinha preparado mais do que uma aula adicional. Acontece. Deve ser a minha preguiça a motivar-me.
O que me deixa ainda mais atónita é que, depois de tanta celeuma por causa de uma semana em que alguns professores podiam ir para fora ou, eventualmente, deixar o trabalho no Algarve para visitar a família em Guimarães, os pais também vão viajar. Acho bem. E, já agora, levam os filhos. Percebe-se toda a discussão em torno da crítica semana. Os gajos têm que dar aulas! O meu filho tem cada vez menos aulas! Entendo.
Chamada:
And where's Peter?
Peter? He's out. He went skiing with his parents.
Se eu tivesse um governo mais equilibrado e capacitado para entender as razões do seu povo, também estaria a esquiar. Ou a rebolar porque não levo jeito para andar aprisionada numas tabuinhas compridas.

2 comentários:

J. Maldonado disse...

Hoje em dia os pais só para não terem que aturar os filhos preferem que eles passem o mais tempo possível na escola. Se dependesse deles, os filhos iam para a escola logo que nascessem...
Sinceramente temo muito pelas futuras gerações, pois, muitos desses teus alunos serão os futuros doutores deste país...
É triste quando os pais, por puro egoísmo, mandam bocas tristes acerca do desempenho dos profs.

Cassandra disse...

É sempre mais fácil atirar as culpas para o quintal do vizinho. No one's perfect.