segunda-feira, 5 de maio de 2008

Readings

Pus-me a pensar nas leituras que fiz ao longo da vida e nos meus livros favoritos. Embora a leitura sempre fosse uma paixão, tinha mais predisposição para cair na cantiga do bandido dos livros que lia entre os 18 e os 25. Foi variada a literatura, e perdi-me de amores por muitos autores. Hoje em dia, a relutância e a morosidade em apaixonar-me à primeira página instalaram-se, com grande pena minha. Se não for isso, é porque ando a escolher os livros errados. Já não fico a fazer companhia a um escaparate de uma livraria há muito tempo. A última vez que fui assim seduzida, estava à espera de uma pessoa na livraria do CCB. Abri um livro por causa da capa - a beleza das capas tenta-me por demais - O Mar por Cima, de Possidónio Cachapa. A simplicidade de uma história bem escrita e intrigante prendeu-me o olhar e ali fiquei... desejando que a minha companhia desmarcasse o encontro. Li apenas até ao fim do primeiro capítulo porque os meus desejos raramente se concretizam. Sentindo-me uma criança a quem tinham tirado um chupa fabuloso, entrei numa outra livraria, passados uns dias, e fiz o gosto aos olhos e à mente. Não me enganei. Não é um Amor em Tempos de Cólera, mas foi uma boa surpresa. Assim como nos apaixonarmos à primeira vista. Pena acontecer tão pouco.

Sem comentários: