terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

School moments (aftermath)

Colega 1 (Directora de Turma)- Já lhes fizeste um teste para recuperar o módulo?
Colega2 - Já. Até tenho vergonha da simplicidade do mesmo. Mas a verdade é que nem assim. Não posso passar os gajos, pá. Vêm para as aulas apenas para olhar para o vazio e tagarelar e não me sabem identificar países do Reino Unido. A maioria disse-me que no lugar do País de Gales ficava o Brasil. O BRASIL, T. Estes miúdos são maiores de idade, porque não vão trabalhar?
Colega 1- Não vale a pena queimares a pestana por causa disso... Sabes, já perguntaram lá de cima que estratégias irias criar para que os alunos recuperassem... fizeram questão de me chegar essa informação.
Colega 2- desculpa-me o bad french mas que merda de estratégias poderei eu criar perante este cenário de tábua rasa?????? Eu pergunto "How are you?" e a resposta que obtenho é "Não vale a pena, stora, não percebo nada!" E o México é um país do UK, sabias??????
Colega 1- Eu sei, A,. Eu sei. Mas ontem reunimos com os tipos do Ministério e eles indicaram especificamente que estes cursos deverão ter 100% de sucesso.
Colega2 - Pedes-me que vá contra tudo aquilo em que acredito e que me define como professora.
Colega1- Tu é que sabes, minha querida, sabes que estes cursos dão dinheiro à escola...pensa na guerra que vais comprar!
Colega2- (Suspiro). Eu sei. Quando não conseguisse remar contra a maré, disse que sairia de cena...nunca pensei que chegasse tão cedo.

5 comentários:

via disse...

Tens razão, mas quem passa os alunos, ainda são os professores não são directivas de escola. uma boa justificação e está feito, repões a justiça. não te deixes intimidar. justifica tudo.

Gilinho disse...

Não compreendo!
Como é que as pessoas que deveriam zelar pela educação dos "nossos" filhos se deixam levar pelas "politiquices" acéfalas de governantes que só estão preocupados com estatísticas para a CE? Será que não percebem que estão a dar um "tiro no pé"?
Quando os "meninos" chegarem ao mercado de trabalho, quem é que será responsável pela sua "ignorância"?
Os nossos governantes? Não creio... serão os professores, que se deixaram "corromper" por uma classe que há muito deixou de zelar pelos interesses nacionais…
Já to disse algumas vezes (bem sei que não está nas tuas mãos suportar a mudança necessária), mas o que nós precisamos é de uma Escola exigente e que valorize o esforço de quem quer aprender. Vivemos numa sociedade onde tudo é demasiado fácil (rendimentos mínimos, subsídios “para tudo e mais um par de botas”, …) e agora também “dizemos” aos mais novos, aqueles que deveriam estar a adquirir hábitos de trabalho para mais tarde serem a nossa força produtiva, que não precisam esforçar-se para obterem aquilo que lhes devia ser exigido.
Desconfio que isto não vai acabar bem.

Bj.,
V.

Cassandra disse...

Tens tanta, tanta razão...Daqui em diante será sempre a descer. Generalizar a ignorância das gerações futuras é a garantia de um povo incapaz de avaliar a idoneidade dos seus governantes. Só me consigo lembrar que Hitler chegou ao poder através de eleições... and look what that gave us.
Beijo.
A.

Cassandra disse...

Via: o primeiro período foi cheio de justificações. Aliás, é surpreendente como ainda me dou ao trabalho de o fazer. Mas os meus superiores são professores também, não te esqueças... Quando o vírus atinge uma população, começas a não ter imunidade possível se te passam a vida a espirrar em cima. Ainda para mais sem um aumento para medicamentos!

J. Maldonado disse...

Hoje em dia os critérios formais prevalecem sobre os substanciais no que respeita às políticas de ensino.
É a ditadura das estatísticas...