quarta-feira, 20 de agosto de 2008

The Games

Apercebo-me da pressão que colocam nos atletas olímpicos mas seria ridículo afirmar que os portugueses estão desiludidos ou que os resultados não corresponderam às expectativas. Como dizia o meu amigo do peito, "só há desilusão quando as pessoas têm uma ilusão...e nenhum português estava iludido quanto ao que se esperava, pois não?". A imprensa inflamou a questão e, na época de silly season, há que dar incendiar mais do que as matas e pinhais portugueses (já viram como há poucos fogos, basta a imprensa não divulgar nenhum e logo os pirómanos esfriam , e se está ventinho). Quando comparamos as bolsas dos atletas olímpicos - 1500 euros - isto para os medalhados, para os outros fica entre 1000 e 5000, ao que cada futebolista ganhou quando foi ao mundial da Coreia- Japão, com o fabuloso seleccionador António Oliveira - 12 mil contos - mesmo não tendo jogado (é pá... se era para estar sentado no banco levavam-me!) percebemos a discrepância. E ainda queremos que estes atletas estejam ao nível dos States, da China, da Alemanha que investem muito mais nos seus, independentemente da modalidade. Muitos Tugas têm que fazer mais que isto para sobreviver, e ainda querem que venham medalhados. As pessoas querem sempre mais. Estou parcialmente do lado dos atletas. O parcialmente é pela prestação hesitante e frouxa de Naíde Gomes (achei que ela ia parar para ver onde estava a linha branca!!) e para o seu colega do lançamento do peso, qualquer coisa Fortes. Segundo declarações do próprio "A prova não correu lá muito bem... era cedo, isto de manhã custa mais e eu de manhã estou bem é na caminha". Assim não dá, pá. Há que, pelo menos, salvaguardar o discurso brioso. O pessoal não vai à China para ficar na caminha!!. Mas enfim, é este o povo que temos. Reflecte bem o espírito. E depois há excepções. É sempre a sofrer, Vanessa! És a MAIÓR!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

podendo aceitar algumas das ideias que colocaste, nesta tua pequena reflexão, nao posso concordar com inumeras outras que referiste. Os JO por si só ja são uma etapa conquistada, mas será que nos devemos aceitar apenas este facto?ha atletas que treinam à 3 anos para estes JO, o problemas também não esta no dinheiro que ganham, pois os mais bem pagos foram os que menos fizeram(ex: Naide gomes, obikwelu, Telma Monteiro etc etc) o problema passa por uma mentalidade vencedora, ninguem no mundo ganha trofeus apenas porque ganha muito dinheiro, percebo que seja importante(e é muitissimo), mas não será esse o factor decisivo.
Quem esta directamente ligado ao desporto, em qualquer área, sabemos que o factor psicologico(neste tipo de competições) é algo com um "peso" enorme, e eu pergunto me, quantos psicologos desportivos existem no Comité Olimpico? quantos directores de informação existem no Comité Olimpico?(despois surgem declarações ridiculas como a do atleta Marco Fortes)... Como se percebe, em alta competição o mais importante é o suporte da inerencia da actividade(seja ela qual for), sem rede os atletas nao sentem segurança e nao aguentam a pressão... Mas existem culpados? Penso que não, apenas atletas "deslocados" e dirigentes imcompetentes...problema crónico no nosso amadorismo de alta competição.
VIVA PORTUGAL
FORÇA ALEX

ASS: Fernando Bras